No último sábado, 14 de maio, as alunas do 2ºD Ângela, Priscila e Thais, acompanhadas pelo bolsista Luiz Alberto, acompanharam uma reunião do CEREA - Centro de Recuperação do Alcoólatra de Ituiutaba.
O encontro começou com o depoimento de um senhor que participa do grupo há 27 anos. Ele destacou que o tratamento para o alcoolismo não é feito com remédios e sim com testemunhos de pessoas que vivem a mesma situação. O membro ainda contou as dificuldades que teve no período em que era vítima do álcool e como conseguiu vencer o vício.
Em seguida foi a vez de uma esposa de alcoólatra dar o seu testemunho. Ela relatou com detalhes como o marido chegava em casa após beber e como tratava os filhos, parentes e vizinhos. Disse que não se sentia segura nem na própria casa pois o marido podia chegar bêbado a qualquer momento e começar a agredir a família. Ela concluiu dizendo que se preocupa com os filhos pois as situações vividas ficarão para sempre na memória deles.
O último testemunho do encontro foi dado pelo filho de um ex-alcoólatra. Ele contou que a superação do pai foi uma vitória na família e que conseguiu se formar em Direito graças ao apoio que recebeu dele.
Para finalizar, houve uma palestra sobre Vícios e bons costumes. Ao final da reunião foi servido um lanche para os membros e o diretor do grupo recebeu os alunos na sala de reuniões para explicar sobre o trabalho do CEREA. O atual presidente é um ex-alcoólatra que estava sem nada e era rejeitado até pela família. Ao conhecer o grupo, encontrou forças para vencer o vício e hoje tem família, emprego e meio de transporte próprio. Ele explicou aos alunos que o alcoolismo não possui cura mas que pode ser controlado através da força de vontade e que para isso é imprescindível o apoio dos amigos.
Um membro do grupo se dispôs a contar sua história para os alunos. Ele, um ex-alcoólatra, atualmente é gerente de um banco da cidade.
Os alunos puderam notar que as pessoas do grupo são extremamente humildes e atenciosas, independentemente da história de vida que levam. Há no grupo homens, mulheres, jovens, adultos, idosos, ou seja, a diversidade é grande mas todos se identificam com as histórias ali contadas.
O CEREA é uma entidade sem fins lucrativos que visa ajudar as pessoas vítimas do alcoolismo. O grupo se reune todos os sábados às 20h para socialização dos testemunhos e durante a semana há a ginástica do grupo, onde os membros praticam atividades físicas visando a melhoria da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário